JOCA CATEQUISTA - para o dia da catequista



JOCA CATEQUISTA
Datas Especiais – Ano A
Dia do Catequista
de Emílio Carlos

JOCA – (entra) Oi pessoal!

CLARINHA – (entra) Oi pessoal!

JOCA – Zzzzzoi!

CLARINHA – Oi!

JOCA – Zzzzzoi!

CLARINHA – Zoi?

JOCA – Zzzzzoi!

CLARINHA – Joca.

JOCA – O que foi, Clarinha?

CLARINHA – Eu já vi você falar “oi, o-o-o-oi, ooooooi, oiiiii”... mas zoi?

JOCA – Não é zoi, Clarinha. É zzzzzoi!

CLARINHA – E o que é zzzzzoi?

JOCA – É um oi muito rápido. É zum e oi! Zzzzzoi!

CLARINHA – Joca: você não tem mais o que inventar…

JOCA – Aí é que você se engana: eu tenho mais uma novidade.

CLARINHA – Outro tipo de oi?

JOCA – Não, Clarinha. Eu descobri o que eu quero ser quando crescer.

CLARINHA – O que, Joca?

JOCA – Quando eu crescer eu quero ser... catequista!

CLARINHA – Catequista?

JOCA – É: catequista!

CLARINHA – Que legal!

JOCA – Igual a tia Clarice, lá da catequese.

CLARINHA – Que bom, Joca!

JOCA – E eu já tenho umas ideias, viu? Eu vou mudar um pouco as coisas.

CLARINHA – (estranha) Mudar? Como assim?

JOCA – Assim, ó: as crianças chegam para a catequese, certo?

CLARINHA – Certo.

JOCA – Daí a gente joga futebol primeiro. E no finalzinho eu dou 5 minutos de catequese.

CLARINHA – Só 5 minutos?

JOCA – E já tá louco de bom!

CLARINHA – (ao público) Acho que isso não vai dar certo.

JOCA – Quer ver outra mudança?

CLARINHA – (ao público) Dá até medo de ouvir!

JOCA – Veja os 10 mandamentos. Dá muito trabalho pra decorar. Eu vou mudar pra 5 mandamentos e pronto.

CLARINHA – Joca!

JOCA – O que foi?

CLARINHA – Isso não pode, viu? Não pode mudar nada.

JOCA – Ué, por que?

CLARINHA – Jesus disse que não podemos mudar nenhuma palavra, nenhuma letra, nenhuma vírgula dos 10 mandamentos.

JOCA – Puxa vida…

CLARINHA – É preciso ter muito respeito com a Bíblia, viu Joca?

JOCA – Eu não sabia…

CLARINHA – Mas agora já está sabendo! É preciso muito cuidado antes de querer mudar as coisas.

JOCA – Bem... mesmo assim eu quero ser catequista.

CLARINHA – Isso é bom, Joca! A Igreja precisa de bons catequistas.

JOCA – E vai ter eu: Joca, o catequista.

CLARINHA – Só que antes…

JOCA – Antes o que?

CLARINHA – Tem que estudar muito. Prestar atenção no padre, na tia Clarice, ler a Bíblia, fazer crisma…

JOCA – Tudo isso?

CLARINHA – É, Joca! Tudo isso.

JOCA – Não tem problema. Eu topo!

CLARINHA – Isso é bom, Joca. Os catequistas são muito importantes para todos nós. São as catequistas que nos preparam para a Primeira Eucaristia e para o Crisma.

JOCA – Olha, que legal!

CLARINHA – É, Joca. É uma grande responsabilidade.

JOCA – É: o catequista nos ajuda a andar na estrada de Deus.

CLARINHA – Isso mesmo, Joca!

JOCA – Clarinha: tem mais uma coisa.

CLARINHA – Mais ainda?

JOCA – É, Clarinha: hoje é dia do catequista, lembra?

CLARINHA – Nossa, é mesmo! Rê, rê!

JOCA – Então vamos pedir para as nossas catequistas ficarem em pé e vamos cantar um parabéns pra você bem bonito, tá bom?

CLARINHA – Tá bom!

JOCA – Então atenção pessoal da música. E todo mundo aqui vai caprichar no parabéns, tá bom?

CLARINHA – Tá.

JOCA – Então vamos lá!

(cantam Parabéns pra você).

JOCA – Parabéns para as catequistas!

CLARINHA – Parabéns!

JOCA – Tchau pra vocês!

CLARINHA – Tchau!

JOCA – Tchau!

CLARINHA – Tchau!

JOCA – Tchau!

CLARINHA – Tchau!

(saem)

F i m


Esse texto faz parte da coleção de livros Teatro na Missa das Crianças e na Catequese.
Você pode adquirir um dos livros ou o kit completo.
Disponível em livros digitais e DVD-livros.
Saiba mais na nossa lojinha:
www.tvcriancacatolica.com.br/lojinha


www.tvcriancacatolica.com.br










www.tvnossasenhoradefatima.com.br








http://www.apenossasenhoradefatima.com.br/p/blog-page_6.html
http://teatronamissadascriancas.blogspot.com.br/p/quem-somos-nos.html













Comentários